Cursos 

Conheça os diversos cursos/masterclass/workshop que você pode contratar para crescer em diversos sentidos.

RA-112.jpg
Concerto Didático

Nos concertos didáticos, o repertório é conduzido de forma a contar a história do surgimento de vários dos ritmos usados na música caipira, dados tão importantes por terem ligação direta com a origem do Brasil e o contato entre portugueses e índios nativos.

A quantidade de ritmos e suas variações dentro da música caipira é enorme mas ainda pouco difundida nas academias de ensino musical formal, por isso a importância desse concerto didático no qual mostramos as principais características do cururu, querumana, toada, toada balanço, toada histórica, rancheira, guarânia, moda de viola e tantos outros ritmos presentes no repertório do caipira.

RA-155.jpg
Workshop: Canto Duetado

A arte do canto duetado num curso totalmente prático no qual trabalhamos diversas canções do repertório caipira. Nesse curso mostramos o que caracteriza a primeira e a segunda voz nas duplas caipiras, baseados em grandes referências como Tonico e Tinoco, Liu e Léo, Zé Carreiro e Carreirinho, Tião Carreiro e Pardinho, Cascatinha e Inhana, Duo Glacial entre outros, mostramos do que se trata a tão famosa terça caipira e o que diferencia o dueto caipira de outros estilos musicais.

RA129alterada-1.jpg
Workshop:
Música Caipira - Viola e Violão

À partir de sua experiência com a música latino-americana, do contato com grandes ícones da música folclórica de diversos países irmãos e de seu trabalho como docente dentro da música caipira, no violão e na viola caipira, Rafael desenvolveu um trabalho de formação desde a iniciação, até a preparação de educadores e concertistas dentro deste panteão diverso. Dentre os ritmos trabalhados, destacam-se:  cururu, toadas, cateretês, rastapé entre muitos. O trabalho se desenvolve de maneira muito prática e profunda, desde o conhecimento histórico dos ritmos e da cultura que envolve esse estudo, ao direcionamento de uma apreciação consciente, além do desenvolvimento do potencial de cada músico para a execução de nosso rico e vasto repertório.